Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
UNIDADE DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA: EXPERIMENTAÇÃO
Autores
Andressa Fischer
Jaqueline Balconi
Daniel Rodrigo Ledra Sezerino
Letícia Poras Reis de Moraes
Maria Aparecida Oliveira Moreira
Rodrigo Steinmetz
Concetta Schifino Ferraro
Eduardo Fischli Laschuk
Resumo
ESTE ARTIGO VISA REFLETIR SOBRE ALGUNS QUESTIONAMENTOS COMO, POR EXEMPLO, DE QUE FORMA É POSSÍVEL MELHORAR E QUALIFICAR O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM AO QUAIS PROFESSORES E ALUNOS SE DEPARAM? BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA MELHORAR ESTE PROCESSO, AS UNIDADES DE APRENDIZAGENS SÃO PROPOSTAS POSSÍVEIS PARA SE CRIAR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICAS E INTERESSANTES. ASSIM, DIANTE DAS REFLEXÕES FEITAS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL, AS UNIDADES DE APRENDIZAGENS, CITADAS ACIMA, SÃO SUGESTÕES QUE ORGANIZAM O ENSINO ATRAVÉS DE NÚCLEOS TEMÁTICOS RELEVANTES E QUE SE BASEIAM NA INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO DA REALIDADE, SENDO ÚTEIS PARA IMPLANTAR ESSA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO, NAS QUAIS OS ALUNOS DESENVOLVEM HABILIDADES, ATITUDES E VALORES. PARA TANTO, FOI DESENVOLVIDA A UNIDADE DE APRENDIZAGEM “CIÊNCIA FORENSE”, CUJO MAPEAMENTO SERÁ APRESENTADO A SEGUIR. O OBJETO DESTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO.