Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Uma análise do currículo do curso de graduação - Química Licenciatura UFSC
Autores
Daiana Figueredo
Marcelo Eichler
Resumo
A formação de professores para o ensino médio ocorreu por muito tempo pelo sistema 3 +1 (três anos de disciplinas específicas e um de formação pedagógica e prática), este apresentou limitações tornando algumas mudanças necessárias. No caso do currículo em análise, cita-se o aumento do número de disciplinas articuladoras, além da inclusão de carga de prática como componente curricular (PCC) e três estágios ao invés de um. Os currículos de formação de professores necessitam de análises constantes, reconhecendo que o currículo em ação nem sempre está de acordo com o oficial. A pesquisa foi realizada através de questionários respondidos por professores e graduandos do curso, com vistas a verificar aspectos práticos do currículo e da formação de professores de química de maneira geral. Foi possível observar opiniões de alunos e professores sobre algumas questões e refletir sobre a atual composição do currículo e sua contribuição para a formação de professores.