Uma análise de materiais didáticos no contexto da história do Ensino de Química no Brasil

  • Aline Bonfanti
  • Dioni Angelin
  • Maiara Fantinelli
  • Bruno Pastoriza

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO REALIZADA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS REALEZA/PR. O INTUITO DO TRABALHO FOI DIAGNOSTICAR AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E DE SUA APRENDIZAGEM PRESENTES COM BASE NAS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE OS ANOS 60-70. ANALISARAM-SE TRÊS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DOS ANOS DE 1964, 2003 E 2010, E DOIS MANUAIS DE KITS DE LABORATÓRIO, UM DE 1960-1970 E OUTRO DOS ANOS 2000. A ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS OCORREU POR INTERMÉDIO DE CRITÉRIOS QUE PERMITIRAM VERIFICAR DIFERENTES CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS QUE DIFUNDEM APRENDIZAGENS TECNICISTAS, VOLTADAS ESPECIALMENTE AO MERCADO DE TRABALHO, E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS QUE PROPÕEM ARTICULAR NA EXPERIMENTAÇÃO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral