Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Uma análise de materiais didáticos no contexto da história do Ensino de Química no Brasil
Autores
Aline Bonfanti
Dioni Angelin
Maiara Fantinelli
Bruno Pastoriza
Resumo
ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO REALIZADA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS REALEZA/PR. O INTUITO DO TRABALHO FOI DIAGNOSTICAR AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E DE SUA APRENDIZAGEM PRESENTES COM BASE NAS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE OS ANOS 60-70. ANALISARAM-SE TRÊS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DOS ANOS DE 1964, 2003 E 2010, E DOIS MANUAIS DE KITS DE LABORATÓRIO, UM DE 1960-1970 E OUTRO DOS ANOS 2000. A ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS OCORREU POR INTERMÉDIO DE CRITÉRIOS QUE PERMITIRAM VERIFICAR DIFERENTES CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS QUE DIFUNDEM APRENDIZAGENS TECNICISTAS, VOLTADAS ESPECIALMENTE AO MERCADO DE TRABALHO, E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS QUE PROPÕEM ARTICULAR NA EXPERIMENTAÇÃO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS.