Experimentação de baixo custo no ensino técnico: uma abordagem do experimento “extintor de bicarbonato”

Autores

  • Pedro Henrique da Trindade Bitencourt Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
  • Ayla Marcella de Aguiar Scholdz Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
  • Carlos Ventura Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
  • Eduardo de Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
  • Marla Regina Vieira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul

Resumo

AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS TÊM IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS QUE DEMONSTRAM A POTENCIALIDADE DA EXPERIMENTAÇÃO DEVEM SER VALORIZADAS. O OBJETIVO É A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO “EXTINTOR DE BICARBONATO” EM SALA DE AULA, EXPLORANDO SUAS POTENCIALIDADES E CONCEITOS RELACIONADOS ÀS REAÇÕES QUÍMICAS, EXPANSÃO DE GASES E OUTROS, COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO. O TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA TURMA DE 1º ANO DO CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA DO IFRS, CAMPUS CAXIAS DO SUL, ATRAVÉS DE OFICINAS PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Edição

Seção

Pôster