Experimentação de baixo custo no ensino técnico: uma abordagem do experimento “extintor de bicarbonato”
Autores
Pedro Henrique da Trindade Bitencourt
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
Ayla Marcella de Aguiar Scholdz
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
Carlos Ventura Fonseca
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
Eduardo de Oliveira da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
Marla Regina Vieira
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - Câmpus Caxias do Sul
Resumo
AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS TÊM IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS QUE DEMONSTRAM A POTENCIALIDADE DA EXPERIMENTAÇÃO DEVEM SER VALORIZADAS. O OBJETIVO É A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO “EXTINTOR DE BICARBONATO” EM SALA DE AULA, EXPLORANDO SUAS POTENCIALIDADES E CONCEITOS RELACIONADOS ÀS REAÇÕES QUÍMICAS, EXPANSÃO DE GASES E OUTROS, COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO. O TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA TURMA DE 1º ANO DO CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA DO IFRS, CAMPUS CAXIAS DO SUL, ATRAVÉS DE OFICINAS PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS.