Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Autores
Cristiane de Almeida
Eva Teresinha de Oliveira Boff
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o envolvimento da disciplina de química no decorrer da implantação do Ensino Médio Politécnico, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em 2012. Analisam-se limites enfrentados por uma professora de química, para envolver os conceitos de química no contexto dos projetos de pesquisa dos estudantes, realizados na disciplina de Seminário Integrado. Após vivenciar este desafio tornou-se possível repensar a prática, na perspectiva de fazer a integração dos conteúdos disciplinares no contexto de sala de aula, relacionando-os com a vivência dos estudantes. Focaliza-se a experiência vivenciada por uma professora, junto a uma turma de primeiro ano de ensino médio, de uma escola pública. Pesquisas mostram que o trabalho envolvendo Situação de Estudo possibilita um dialogo entre as disciplinas, planejamento coletivo, em que se torna possível ligar os saberes e lhes dar sentido, visando educar pela pesquisa, viabilizando o proposto pelo Ensino Politécnico.