Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Tabela Periódica a partir da construção de um CaSTelo eNCaNTadO - Ensaio de proposta pedagógica numa perspectiva da invenção
Autores
Sabrina Rejane de Souza
Marcelo Rodrigues Martins
Wolmar Alipio Severo Filho
Resumo
O ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE, UMA VEZ QUE, TRANSCENDE OS LIMITES IMPOSTOS EM CURRÍCULOS FRAGMENTADOS E POSSIBILITA ESPAÇOS DE CRIAÇÃO. A ABORDAGEM DO ASSUNTO TABELA PERIÓDICA OCORRE A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM CASTELO, ESSE QUE POTENCIALIZA AOS PERSONAGENS UM PASSEIO POR UM MUNDO CHEIO DE SURPRESAS COM DIVERSAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO. A IDEIA DA UTILIZAÇÃO DO CASTELO COMO UM DISPOSITIVO SURGE COMO ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM, TORNANDO OS ALUNOS PROTAGONISTAS DE SEUS ESTUDOS E SUAS IDEIAS.