Significação do Conceito de Equilíbrio Químico na Interação entre Formação Inicial e Continuada de Professores

  • João Carlos Segatto Leite
  • Eliana Aparecida Cadoná
  • Lenir Basso Zanon

Resumo

O presente trabalho analisa um recorte dos resultados de pesquisa referentes ao ensino e aprendizagem do conceito “Equilíbrio Químico” no ensino médio, num espaço interativo de licenciandos, professores de ensino médio e da universidade, em aula da licenciatura em química (módulo triádico), na disciplina de Seminário II. As falas dos sujeitos foram transcritas e analisadas, em busca de compreender e reconstruir concepções sobre práticas de ensino e aprendizagem do referido conteúdo. Entender como a complexidade dos conceitos científicos escolares é compreendida pelos professores em formação inicial e continuada remete à necessidade de adequar conhecimentos pedagógicos, para que o conceito tenha sentidos aos estudantes como produção social de relevância para o estudante e a sociedade na qual ele esta inserido.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral