Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Significação do Conceito de Equilíbrio Químico na Interação entre Formação Inicial e Continuada de Professores
Autores
João Carlos Segatto Leite
Eliana Aparecida Cadoná
Lenir Basso Zanon
Resumo
O presente trabalho analisa um recorte dos resultados de pesquisa referentes ao ensino e aprendizagem do conceito “Equilíbrio Químico” no ensino médio, num espaço interativo de licenciandos, professores de ensino médio e da universidade, em aula da licenciatura em química (módulo triádico), na disciplina de Seminário II. As falas dos sujeitos foram transcritas e analisadas, em busca de compreender e reconstruir concepções sobre práticas de ensino e aprendizagem do referido conteúdo. Entender como a complexidade dos conceitos científicos escolares é compreendida pelos professores em formação inicial e continuada remete à necessidade de adequar conhecimentos pedagógicos, para que o conceito tenha sentidos aos estudantes como produção social de relevância para o estudante e a sociedade na qual ele esta inserido.