Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Separação de mistura em dois contextos: contribuições do PIBIDCiências na experimentação em Ciências/Química
Autores
Débora Harms Stangherlin
Rosangela Ines Matos Uhmann
Roque Ismael da Costa Güllich
Resumo
O PRESENTE ARTIGO PRETENDE PARTILHAR A EXPERIÊNCIA REFLEXIVA DE UMA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID CIÊNCIAS DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UFFS, DURANTE 2012 E 2013. O TRABALHO EXPERIMENTAL SOBRE O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA FOI DESENVOLVIDO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO-RS. A MESMA PRÁTICA FOI REALIZADA EM CONTEXTOS DIFERENTES MEDIANTE ABORDAGEM DO EDUCAR PELA PESQUISA. PARTINDO DISSO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DA AULA COM PESQUISA, PRINCIPALMENTE NA EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS POR MEIO DO QUESTIONAMENTO, DA ESCRITA E DA REFLEXÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA.