REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL EM BIOLOGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS COMPLEXOS COMO ENERGIA

  • Sandra Maria Wirzbicki
  • Maria Cristina Pansera de Araújo
  • José Claudio Del Pinno

Resumo

No cenário da reforma curricular no país, para ensinar Ciências da Natureza e suas Tecnologias, é fundamental enfrentar constantes desafios. Um deles é propiciar ao estudante a participação em debates contemporâneos. Outro, é a formação do indivíduo com um sólido conhecimento científico na área, com raciocínio crítico e (re)construtivo. Nesse sentido, é necessário repensar práticas tradicionais de ensino e formação para o ensino dos conteúdos científicos escolares. No que se refere ao ensino de conteúdos/conceitos complexos como a „energia‟, abordagens inadequadas relativamente às explicações científicas restritas a um campo disciplinar, repercutem em concepções simplistas, por parte dos professores e estudantes. Neste trabalho, trazemos resultados de uma entrevista realizada com uma professora de Biologia da 1ª série do EM, acerca de como se dá a compreensão e explicação do referido conceito ao longo da formação inicial e ensino em Biologia no Ensino Médio, na perspectiva de um ensino significativo de „energia‟.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral