Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL EM BIOLOGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS COMPLEXOS COMO ENERGIA
Autores
Sandra Maria Wirzbicki
Maria Cristina Pansera de Araújo
José Claudio Del Pinno
Resumo
No cenário da reforma curricular no país, para ensinar Ciências da Natureza e suas Tecnologias, é fundamental enfrentar constantes desafios. Um deles é propiciar ao estudante a participação em debates contemporâneos. Outro, é a formação do indivíduo com um sólido conhecimento científico na área, com raciocínio crítico e (re)construtivo. Nesse sentido, é necessário repensar práticas tradicionais de ensino e formação para o ensino dos conteúdos científicos escolares. No que se refere ao ensino de conteúdos/conceitos complexos como a „energia‟, abordagens inadequadas relativamente às explicações científicas restritas a um campo disciplinar, repercutem em concepções simplistas, por parte dos professores e estudantes. Neste trabalho, trazemos resultados de uma entrevista realizada com uma professora de Biologia da 1ª série do EM, acerca de como se dá a compreensão e explicação do referido conceito ao longo da formação inicial e ensino em Biologia no Ensino Médio, na perspectiva de um ensino significativo de „energia‟.