Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Reconhecendo os grupos funcionais da Química Orgânica através da contextualização do estudo dos medicamentos
Autores
Vanessa Louise Carniel
Caroline Farias
Clóvia Marozzin Mistura
Josemere Both
Regina Roncato Pellizzari
Nelsi Suzana Cunico
Tábata Marini Bedin
Resumo
A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI ABORDAR O TEMA MEDICAMENTOS COM A FINALIDADE DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA ÁREA DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS., TENDO EM VISTA QUE O USO DESTE TEMA PROPORCIONA UMA MAIOR APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES À MEDIDA QUE SE EMPREGA UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DO CONHECIMENTO, POIS UTILIZA O CONTEÚDO DE QUÍMICA COM UMA ATIVIDADE DA SUA ROTINA, DANDO ÊNFASE AO USO, DESCARTE E AO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. COMO FORMA DE INVESTIGAÇÃO DOS PRÉ-CONCEITOS EM RELAÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA, PRESENTE NOS MEDICAMENTOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS, E PARA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS, FOI PROPOSTA UMA MEMÓRIA SOBRE O TRABALHO REALIZADO. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE O USO DO TEMA DOS MEDICAMENTOS OFERECE INFLUÊNCIA SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS.