Reconhecendo os grupos funcionais da Química Orgânica através da contextualização do estudo dos medicamentos

  • Vanessa Louise Carniel
  • Caroline Farias
  • Clóvia Marozzin Mistura
  • Josemere Both
  • Regina Roncato Pellizzari
  • Nelsi Suzana Cunico
  • Tábata Marini Bedin

Resumo

A PROPOSTA DESTE TRABALHO FOI ABORDAR O TEMA MEDICAMENTOS COM A FINALIDADE DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. DESENVOLVIDO POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA ÁREA DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PASSO FUNDO/RS., TENDO EM VISTA QUE O USO DESTE TEMA PROPORCIONA UMA MAIOR APRENDIZAGEM PELOS ESTUDANTES À MEDIDA QUE SE EMPREGA UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DO CONHECIMENTO, POIS UTILIZA O CONTEÚDO DE QUÍMICA COM UMA ATIVIDADE DA SUA ROTINA, DANDO ÊNFASE AO USO, DESCARTE E AO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. COMO FORMA DE INVESTIGAÇÃO DOS PRÉ-CONCEITOS EM RELAÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA, PRESENTE NOS MEDICAMENTOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS, E PARA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS, FOI PROPOSTA UMA MEMÓRIA SOBRE O TRABALHO REALIZADO. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE O USO DO TEMA DOS MEDICAMENTOS OFERECE INFLUÊNCIA SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral