“Química a favor da justiça”- A contextualização do ensino de Química a partir de uma abordagem forense.

  • Ana Carolina Miranda
  • Mara Braibante
  • Maurícius Selvero Pazinato
  • Fernando Vasconcelos de Oliveira

Resumo

A EDUCAÇÃO DE UMA MANEIRA GERAL VEM PASSANDO POR CONSTANTES REFORMULAÇÕES NA FORMA DO ENSINAR/APRENDER. NÃO BASTANDO OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO É PRECISO A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE CONTEXTUALIZEM OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA COM A VIVÊNCIA DOS ALUNOS. ASSIM, A INSERÇÃO DA TEMÁTICA QUÍMICA FORENSE POSSIBILITOU AOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO SEPÉ, SÃO SEPÉ-RS, RELACIONAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E DE TOXICOLOGIA COM ASPECTOS UTILIZADOS EM UMA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL. NESTE TRABALHO, PROCURAMOS DAR SIGNIFICAÇÃO AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM VOLTADA A QUÍMICA FORENSE, UTILIZANDO AS SEGUINTES METODOLOGIAS DE ENSINO: OFICINAS TEMÁTICAS E ESTUDO DE CASO.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral