Utilização de Kits Experimentais nas Aulas de Química do Primeiro Ano do Ensino Médio.
Resumo
ESSE ARTIGO RELATA OS RESULTADOS PRELIMINARES DE UMAPESQUISA QUE SE DESENVOLVE NO IFPE CAMPUS VITÓRIA DE SANTOANTÃO, COM O INTUITO DE PROMOVER A APROXIMAÇÃO DAS AULASPRÁTICAS COM AS TEÓRICAS. PARA ESTE FIM FOI DESENVOLVIDO UM KIT*DE QUÍMICA PARA SER USADO NAS AULAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINOMÉDIO. FORAM FEITAS PESQUISAS DE ALGUNS EXPERIMENTOS QUEPODEM SER REALIZADOS SEGUNDO CRITÉRIOS DE: CLAREZA, BAIXOCUSTO E POTENCIAL SIGNIFICÂNCIA PARA OS ALUNOS. FORAMESCOLHIDOS SEIS (6) EXPERIMENTOS PRA COMPOR O KIT. PARACOMPLEMENTÁ-LO, ELABOROU-SE UM MANUAL CONTENDO ASINFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA, UM BREVE RESUMO TEÓRICO, AMETODOLOGIA DE CADA EXPERIMENTO, UMA LISTA DE TODOS OSMATERIAIS UTILIZADOS E QUESTÕES RELACIONADAS AO TEMA.
* KIT É UMA PALAVRA INGLESA QUE SIGNIFICA CONJUNTO DE OBJETOS OUMATERIAIS AGREGADOS PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA