Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Qual a fórmula certa para a educação científica: A situação de estudo como norteadora da docência.
Autores
Alessandra Carra
Wagner Luis Siveris
Lairton Tres
Resumo
O GRANDE DESAFIO ENCONTRADO NA EDUCAÇÃO ATUALMENTE É A AUSÊNCIA DE METODOLOGIAS QUE CONTEMPLEM TODOS OS PRÉ-REQUISITOS BÁSICOS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA, ENTRE ELES, A CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE. NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, OS ACADÊMICOS DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA PLENA PUDERAM APLICAR A SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO ALTERNATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO CONSOLIDADA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. ESTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA DE APLICAÇÃO DA SE (SITUAÇÃO DE ESTUDO) NO ESTÁGIO, QUE GARANTIU AOS ESTUDANTES O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACITAÇÕES, ALÉM DE PROPICIAR AO FUTURO DOCENTE UMA PRÁTICA DE ENSINO QUE ROMPE COM O ENSINO FRAGMENTADO, CONSTRUINDO UM VERDADEIRO PROFISSIONAL PARA A EDUCAÇÃO.