Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E CIÊNCIAS COM O SOFTWARE OSP TRACKER
Autores
Márcio Marques Martins
Ana Maria Spohr Recchi
Cristian Mafra Ledur
Danian Alexandre Dugato
Resumo
ESSE TRABALHO APRESENTA ALGUNS RESULTADOS DA ANÁLISE DE VÍDEOS E IMAGENS OBTIDOS EM EXPERIMENTOS DE FÍSICA E QUÍMICA COM O SOFTWARE TRACKER, TAL COMO PROPOSTO EM UMA DISCIPLINA DE TICS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ANO DE 2012. SÃO RELATADOS DOIS EXPERIMENTOS DE FÍSICA E UM DE QUÍMICA COM IMPLICAÇÕES NA BIOLOGIA. CONSTATOU-SE QUE NÃO SÓ É FÁCIL UTILIZAR O SOFTWARE TRACKER PARA A ANÁLISE DE VÍDEOS E IMAGENS COMO OS RESULTADOS PRODUZIDOS AJUDAM EM MUITO NA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. ALÉM DISSO, CONCLUIU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DESSA TÉCNICA EM SALA DE AULA FAVORECE A INTERATIVIDADE E A O DESENVOLVIMENTO DE UM CARÁTER DE PESQUISA CIENTÍFICA ÀS AULAS DE CIÊNCIAS.