Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Produção de histórias em quadrinhos no ensino de química orgânica
Autores
Carla Melo da Silva
Clara Denise Sorgetz
Grace Oliveira Paim dos Santos
Simone Mertins
José Vicente Lima Robaina
Resumo
A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, EM SALA DE AULA TÊM SE TORNADO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA, COMO RECURSO DIDÁTICO. FOI REALIZADA UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO TEMA HIDROCARBONETOS, ABORDANDO ASSUNTOS COMO: PETRÓLEO E FONTES ALTERNATIVAS DE COMBUSTÍVEIS (BIODIESEL, ETANOL, GNV E XISTO). A PROPOSTA COMEÇOU A PARTIR DE UM SEMINÁRIO SOBRE O ASSUNTO ACIMA CITADO, ONDE A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS PARA A APRESENTAÇÃO DO MESMO. APÓS A APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS FOI LANÇADA A PROPOSTA DA PRODUÇÃO DAS HQ(S). O PRESENTE ARTIGO DESTACA A UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO EM AULAS DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO DE ESTÍMULO À PESQUISA, À CRIATIVIDADE E À DESCONTRAÇÃO, MOSTRANDO QUE AS AULAS DE QUÍMICA TAMBÉM PODEM SER DIVERTIDAS, QUEBRANDO O PARADIGMA DE QUE AS AULAS DE QUÍMICA SÃO “CHATAS”.