Produção de histórias em quadrinhos no ensino de química orgânica

  • Carla Melo da Silva
  • Clara Denise Sorgetz
  • Grace Oliveira Paim dos Santos
  • Simone Mertins
  • José Vicente Lima Robaina

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, EM SALA DE AULA TÊM SE TORNADO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA, COMO RECURSO DIDÁTICO. FOI REALIZADA UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO TEMA HIDROCARBONETOS, ABORDANDO ASSUNTOS COMO: PETRÓLEO E FONTES ALTERNATIVAS DE COMBUSTÍVEIS (BIODIESEL, ETANOL, GNV E XISTO). A PROPOSTA COMEÇOU A PARTIR DE UM SEMINÁRIO SOBRE O ASSUNTO ACIMA CITADO, ONDE A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS PARA A APRESENTAÇÃO DO MESMO. APÓS A APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS FOI LANÇADA A PROPOSTA DA PRODUÇÃO DAS HQ(S). O PRESENTE ARTIGO DESTACA A UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO EM AULAS DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO DE ESTÍMULO À PESQUISA, À CRIATIVIDADE E À DESCONTRAÇÃO, MOSTRANDO QUE AS AULAS DE QUÍMICA TAMBÉM PODEM SER DIVERTIDAS, QUEBRANDO O PARADIGMA DE QUE AS AULAS DE QUÍMICA SÃO “CHATAS”.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral