Processos de significação conceitual de Elemento e Substância no Ensino Fundamental em Ciências Naturais.

Autores

  • Caroline Luana Lottermann

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO FOCO OS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL DE ELEMENTO ESUBSTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM CIÊNCIAS NATURAIS. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA,ABRANGEU UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS QUANTO A ABORDAGENS REFERENTES AOS DOIS CONCEITOS. AATENÇÃO SE VOLTOU PARA PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAAPROPRIAÇÃO, O USO DA PALAVRA E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS COMO MEIOS PARA A CONSTRUÇÃO DECONHECIMENTOS PRODUZIDOS INTENCIONALMENTE NA ESCOLA. RESULTADOS INDICAM PROBLEMAS NASABORDAGENS DE CONCEITOS QUÍMICOS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTADAS EM LIVROSDIDÁTICOS REFERENTES A SIMPLIFICAÇÃO DOS CONCEITOS, SEM LEVAR EM CONTA OS GRAUS DECOMPLEXIFICAÇÃO DOS MESMOS, O QUE EXIGE DOS ESTUDANTES ALTOS NÍVEIS DE ABSTRAÇÃO. DESTACA-SEA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DESSES DOIS CONCEITOS NO ENSINO FUNDAMENTAL TANTO À FORMAÇÃOGERAL DOS ESTUDANTES, QUANTO PARA O SEGUIMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO, COMO FORMAÇÃO PARA OENSINO SUPERIOR E PARA O EXERCÍCIO DE UMA PROFISSÃO.

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Publicado

2013-10-03

Edição

Seção

Apresentação Oral