Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Processos de significação conceitual de Elemento e Substância no Ensino Fundamental em Ciências Naturais.
Autores
Caroline Luana Lottermann
Resumo
ESTE TRABALHO TEM COMO FOCO OS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL DE ELEMENTO ESUBSTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM CIÊNCIAS NATURAIS. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA,ABRANGEU UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS QUANTO A ABORDAGENS REFERENTES AOS DOIS CONCEITOS. AATENÇÃO SE VOLTOU PARA PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAAPROPRIAÇÃO, O USO DA PALAVRA E A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS COMO MEIOS PARA A CONSTRUÇÃO DECONHECIMENTOS PRODUZIDOS INTENCIONALMENTE NA ESCOLA. RESULTADOS INDICAM PROBLEMAS NASABORDAGENS DE CONCEITOS QUÍMICOS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTADAS EM LIVROSDIDÁTICOS REFERENTES A SIMPLIFICAÇÃO DOS CONCEITOS, SEM LEVAR EM CONTA OS GRAUS DECOMPLEXIFICAÇÃO DOS MESMOS, O QUE EXIGE DOS ESTUDANTES ALTOS NÍVEIS DE ABSTRAÇÃO. DESTACA-SEA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DESSES DOIS CONCEITOS NO ENSINO FUNDAMENTAL TANTO À FORMAÇÃOGERAL DOS ESTUDANTES, QUANTO PARA O SEGUIMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO, COMO FORMAÇÃO PARA OENSINO SUPERIOR E PARA O EXERCÍCIO DE UMA PROFISSÃO.