Pedagogia de projetos: uma ferramenta para o ensino de química contextualizado visando a conscientização ambiental através da produção de sabão ecológico

  • Geovane Almeida
  • Daiane de Oliveira
  • Fernanda de Oliveira
  • Kamile Soares
  • Karine Radünz
  • Norma Lopes
  • Douglas Bento
  • Tales Martins

Resumo

A PEDAGOGIA DE PROJETOS VISA UMA EDUCAÇÃO PELA AÇÃO CONTEXTUALIZANDO O ENSINO E PROMOVENDO O SUJEITO DE FORMA INTEGRADA. NESSE SENTIDO FOI DESENVOLVIDO UM PROJETO VISANDO O ENSINO DE QUÍMICA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO A PARTIR DE ÓLEO DE COZINHA UTILIZADO. O PROJETO FOI EXECUTADO NA EEEM JOSÉ GOMES FILHO LOCALIZADO NA CIDADE DE BAGÉ COM UMA TURMA MISTA DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. CONSISTIRAM EM QUATRO ENCONTROS EM TURNO INVERSO COM ATIVIDADES EXPOSITIVAS, EXPERIMENTAÇÃO E DEBATE. APLICARAM-SE DOIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS E AVALIOU-SE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO FERRAMENTA QUE CONTEMPLA O ENSINO DE QUÍMICA E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM CONTEXTOS PRÓXIMOS A SUA REALIDADE.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral