Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Pedagogia de projetos: uma ferramenta para o ensino de química contextualizado visando a conscientização ambiental através da produção de sabão ecológico
Autores
Geovane Almeida
Daiane de Oliveira
Fernanda de Oliveira
Kamile Soares
Karine Radünz
Norma Lopes
Douglas Bento
Tales Martins
Resumo
A PEDAGOGIA DE PROJETOS VISA UMA EDUCAÇÃO PELA AÇÃO CONTEXTUALIZANDO O ENSINO E PROMOVENDO O SUJEITO DE FORMA INTEGRADA. NESSE SENTIDO FOI DESENVOLVIDO UM PROJETO VISANDO O ENSINO DE QUÍMICA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO A PARTIR DE ÓLEO DE COZINHA UTILIZADO. O PROJETO FOI EXECUTADO NA EEEM JOSÉ GOMES FILHO LOCALIZADO NA CIDADE DE BAGÉ COM UMA TURMA MISTA DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. CONSISTIRAM EM QUATRO ENCONTROS EM TURNO INVERSO COM ATIVIDADES EXPOSITIVAS, EXPERIMENTAÇÃO E DEBATE. APLICARAM-SE DOIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS E AVALIOU-SE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO FERRAMENTA QUE CONTEMPLA O ENSINO DE QUÍMICA E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM CONTEXTOS PRÓXIMOS A SUA REALIDADE.