Os movimentos curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS.

  • Camila Greff Passos
  • Lílian Escandiel Crizel
  • José Claudio Del Pino

Resumo

Neste trabalho visamos analisar as relações da dinâmica curricular, institucional e organizacional doCurso de Licenciatura em Química da UFRGS, para verificar a adequação da atual propostacurricular ao conjunto de princípios determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dadosforam trabalhados a partir de uma estrutura analítica integrada, e são compostos pela análisedocumental do Projeto Pedagógico do Curso, das súmulas das disciplinas de conhecimentosespecíficos e de um breve estudo histórico sobre os movimentos curriculares do curso. Os resultadosapontam que a atual matriz curricular manteve uma organização disciplinar, priorizando o trabalhodos conhecimentos acadêmicos, frente os demais que compõem o conhecimento profissional dodocente de Química. Diante dos dados apurados, entendemos que as configurações curricularesanalisadas expressaram relações diretas com a dinâmica organizacional e institucional que subjazemsuas construções.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral