Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Os movimentos curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS.
Autores
Camila Greff Passos
Lílian Escandiel Crizel
José Claudio Del Pino
Resumo
Neste trabalho visamos analisar as relações da dinâmica curricular, institucional e organizacional doCurso de Licenciatura em Química da UFRGS, para verificar a adequação da atual propostacurricular ao conjunto de princípios determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dadosforam trabalhados a partir de uma estrutura analítica integrada, e são compostos pela análisedocumental do Projeto Pedagógico do Curso, das súmulas das disciplinas de conhecimentosespecíficos e de um breve estudo histórico sobre os movimentos curriculares do curso. Os resultadosapontam que a atual matriz curricular manteve uma organização disciplinar, priorizando o trabalhodos conhecimentos acadêmicos, frente os demais que compõem o conhecimento profissional dodocente de Química. Diante dos dados apurados, entendemos que as configurações curricularesanalisadas expressaram relações diretas com a dinâmica organizacional e institucional que subjazemsuas construções.