Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
OFICINA INTEGRADA COM LICENCIANDOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA. “SOLOS: NECESSÁRIO OU NÃO PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA?”.
Autores
Catiane Mazocco Paniz
Maria Rosângela Silveira Ramos
Alcione Viero De Bastos
Jéssica Cogo Ereno
Meirelis Corin de Oliveira
Vera Simon
Resumo
ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INTEGRAR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O PIBID DE QUÍMICA, COM A PROPOSTA DE UMA OFICINA DIRECIONADA COM O TEMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE PARA SER TRABALHADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCANDO LEVAR PARA A SALA DE AULA UMA METODOLOGIA DIFERENTE DA DESENVOLVIDO (O) PELO (A) PROFESSOR (A) REGENTE, A PARTIR DESTA PROPOSTA FOI ELABORADO UM PLANEJAMENTO, ESTE APRESENTADO PARA TODO O GRUPO DE BOLSISTAS PARA DISCUSSÃO E POSSÍVEIS MELHORIAS. SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO VICENTE DO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE DO SUL/RS EM UMA TURMA DO 6º ANO COM FAIXA ETÁRIA DE 10 A 12 ANOS, NO TURNO DA TARDE PARA DESENVOLVERMOS A ATIVIDADE CUJO TEMA ERA “SOLOS: NECESSÁRIO OU NÃO PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA?”. O DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE MOSTROU QUE TRABALHAR A PARTIR DE OFICINAS É UMA ALTERNATIVA ONDE OS EDUCANDOS SÃO AGENTES DIRETOS DE SUA APRENDIZAGEM ONDE NOS POSSIBILITA CONSIDERAR A REALIDADE NA QUAL ESTES ESTÃO INSERIDOS SENDO ASSIM É UMA FERRAMENTA PARA DISCUTIR, REFLETIR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS.