OFICINA INTEGRADA COM LICENCIANDOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA. “SOLOS: NECESSÁRIO OU NÃO PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA?”.

  • Catiane Mazocco Paniz
  • Maria Rosângela Silveira Ramos
  • Alcione Viero De Bastos
  • Jéssica Cogo Ereno
  • Meirelis Corin de Oliveira
  • Vera Simon

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO INTEGRAR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O PIBID DE QUÍMICA, COM A PROPOSTA DE UMA OFICINA DIRECIONADA COM O TEMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE PARA SER TRABALHADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCANDO LEVAR PARA A SALA DE AULA UMA METODOLOGIA DIFERENTE DA DESENVOLVIDO (O) PELO (A) PROFESSOR (A) REGENTE, A PARTIR DESTA PROPOSTA FOI ELABORADO UM PLANEJAMENTO, ESTE APRESENTADO PARA TODO O GRUPO DE BOLSISTAS PARA DISCUSSÃO E POSSÍVEIS MELHORIAS. SENDO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO VICENTE DO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE DO SUL/RS EM UMA TURMA DO 6º ANO COM FAIXA ETÁRIA DE 10 A 12 ANOS, NO TURNO DA TARDE PARA DESENVOLVERMOS A ATIVIDADE CUJO TEMA ERA “SOLOS: NECESSÁRIO OU NÃO PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA?”. O DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE MOSTROU QUE TRABALHAR A PARTIR DE OFICINAS É UMA ALTERNATIVA ONDE OS EDUCANDOS SÃO AGENTES DIRETOS DE SUA APRENDIZAGEM ONDE NOS POSSIBILITA CONSIDERAR A REALIDADE NA QUAL ESTES ESTÃO INSERIDOS SENDO ASSIM É UMA FERRAMENTA PARA DISCUTIR, REFLETIR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral