OFICINA DE BIODIESEL: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Carla Eliana Todero Ritter
  • Fabiana Pauletti
  • Marcelo Prado Amaral Rosa
  • Roniere dos Santos Fenner

Resumo

UMA FORMA DE ULTRAPASSAR AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO É A BUSCAPOR ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ESTUDANTESPARA ÁREAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS. ATRAVÉS DE UMA ESTRATÉGIA DEAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, FOI REALIZADA NA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DOSUL A OFICINA DE BIODIESEL. O OBJETIVO DESSA OFICINA FOI A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕESPROBLEMASA FIM DE INSTIGAR ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS A TOMADADE DECISÃO. PARTICIPARAM DESSA OFICINA ESTUDANTES QUE DEMONSTRARAM INTERESSEEM CURSOS DE GRADUAÇÃO DIRECIONADOS ÀS ENGENHARIAS. NOS ENCONTROS, OSESTUDANTES CONHECERAM O ASPECTO ACÍCLICO DA OBTENÇÃO DO BIODIESEL, PRODUZIRAME ANALISARAM A QUALIDADE E SE QUESTIONARAM SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENSDO MESMO. AO FINAL, OS ESTUDANTES AVALIARAM A OFICINA COM A CONSTRUÇÃO DE MAPASCONCEITUAIS. NA ANÁLISE, DIAGNOSTICOU-SE A PREOCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES NASAÇÕES DO HOMEM SOBRE O PROCESSO, COMO TAMBÉM A REFORMULAÇÃO DOSCONHECIMENTOS PRÉVIOS.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral