Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
OFICINA DE BIODIESEL: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Autores
Carla Eliana Todero Ritter
Fabiana Pauletti
Marcelo Prado Amaral Rosa
Roniere dos Santos Fenner
Resumo
UMA FORMA DE ULTRAPASSAR AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO É A BUSCAPOR ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ESTUDANTESPARA ÁREAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS. ATRAVÉS DE UMA ESTRATÉGIA DEAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, FOI REALIZADA NA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DOSUL A OFICINA DE BIODIESEL. O OBJETIVO DESSA OFICINA FOI A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕESPROBLEMASA FIM DE INSTIGAR ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS A TOMADADE DECISÃO. PARTICIPARAM DESSA OFICINA ESTUDANTES QUE DEMONSTRARAM INTERESSEEM CURSOS DE GRADUAÇÃO DIRECIONADOS ÀS ENGENHARIAS. NOS ENCONTROS, OSESTUDANTES CONHECERAM O ASPECTO ACÍCLICO DA OBTENÇÃO DO BIODIESEL, PRODUZIRAME ANALISARAM A QUALIDADE E SE QUESTIONARAM SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENSDO MESMO. AO FINAL, OS ESTUDANTES AVALIARAM A OFICINA COM A CONSTRUÇÃO DE MAPASCONCEITUAIS. NA ANÁLISE, DIAGNOSTICOU-SE A PREOCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES NASAÇÕES DO HOMEM SOBRE O PROCESSO, COMO TAMBÉM A REFORMULAÇÃO DOSCONHECIMENTOS PRÉVIOS.