Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O PARADIGMA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR EM DISCUSSÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS/QUÍMICA
Autores
Rosangela Ines Matos Uhmann
Lenir Basso Zanon
Resumo
Pensar na avaliação escolar como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem requer entender alguns dos limites que perpassam o contexto educacional para que o processo se efetive com qualidade. Essa pesquisa consiste em trazer uma reflexão crítica sobre uma prática: “teor de álcool na gasolina” conforme questionamentos feitos, frente ao silêncio demonstrado pelos estudantes. O caminho trilhado trouxe algumas possibilidades, assim como dificuldades a serem enfrentadas, quando se deseja uma avaliação diagnóstica, com princípio na aprendizagem através das avaliações. Com base em alguns pesquisadores nos referimos a diferença entre avaliação e exame. A reflexão sobre concepções de avaliação na formação inicial e continuada de professores pode indiciar mudanças nos discursos rumo a práticas que superem a atitude de apenas “dar nota”, ao considerar os aspectos quantitativos menos que os qualitativos, frente ao complexo ato de avaliar de responsabilidade voltada, também, ao aprendizado pelo olhar do professor.