O PARADIGMA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR EM DISCUSSÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS/QUÍMICA

Autores

  • Rosangela Ines Matos Uhmann
  • Lenir Basso Zanon

Resumo

Pensar na avaliação escolar como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem requer entender alguns dos limites que perpassam o contexto educacional para que o processo se efetive com qualidade. Essa pesquisa consiste em trazer uma reflexão crítica sobre uma prática: “teor de álcool na gasolina” conforme questionamentos feitos, frente ao silêncio demonstrado pelos estudantes. O caminho trilhado trouxe algumas possibilidades, assim como dificuldades a serem enfrentadas, quando se deseja uma avaliação diagnóstica, com princípio na aprendizagem através das avaliações. Com base em alguns pesquisadores nos referimos a diferença entre avaliação e exame. A reflexão sobre concepções de avaliação na formação inicial e continuada de professores pode indiciar mudanças nos discursos rumo a práticas que superem a atitude de apenas “dar nota”, ao considerar os aspectos quantitativos menos que os qualitativos, frente ao complexo ato de avaliar de responsabilidade voltada, também, ao aprendizado pelo olhar do professor.

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Publicado

2013-10-03

Edição

Seção

Apresentação Oral