O PARADIGMA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR EM DISCUSSÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS/QUÍMICA

  • Rosangela Ines Matos Uhmann
  • Lenir Basso Zanon

Resumo

Pensar na avaliação escolar como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem requer entender alguns dos limites que perpassam o contexto educacional para que o processo se efetive com qualidade. Essa pesquisa consiste em trazer uma reflexão crítica sobre uma prática: “teor de álcool na gasolina” conforme questionamentos feitos, frente ao silêncio demonstrado pelos estudantes. O caminho trilhado trouxe algumas possibilidades, assim como dificuldades a serem enfrentadas, quando se deseja uma avaliação diagnóstica, com princípio na aprendizagem através das avaliações. Com base em alguns pesquisadores nos referimos a diferença entre avaliação e exame. A reflexão sobre concepções de avaliação na formação inicial e continuada de professores pode indiciar mudanças nos discursos rumo a práticas que superem a atitude de apenas “dar nota”, ao considerar os aspectos quantitativos menos que os qualitativos, frente ao complexo ato de avaliar de responsabilidade voltada, também, ao aprendizado pelo olhar do professor.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral