O uso da experimentação associada à tecnologia como agente motivador do ensino e aprendizagem de química.

  • Natieli R. Bicca Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
  • Lincoln G. Silva Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
  • Maeli V. D. Vinholes Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
  • Marcia F. M. Ferronato Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
  • Suelen C. Loreto Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
  • Sergio G. Rodrigues Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos A. Kluwe, Rua Gal. Osório, 1439 – Centro, Bagé-RS
  • Douglas M. Bento Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
  • Tales L. C. Martins Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.

Resumo

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Este trabalho teve por objetivo proporcionar um melhor aprendizado para os alunos a partir da contextualização e integração dos conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula, com a prática real dos experimentos e o uso integrado da tecnologia. A atividade desenvolvida propôs aos alunos a execução de práticas experimentais de fácil acesso e a apresentação e filmagem dos experimentos. Os resultados foram avaliados criando-se três classes de classificação dos vídeos com relação ao modo de apresentação desenvolvido. Observou-se que a atividade motivou os alunos e que as apresentações na grande maioria dos vídeos analisados apresentam os conceitos químicos articulados em suas falas. O uso das TICs associado a tais atividades experimentais mostrou-se promissor para o processo de ensino-aprendizagem de química.
Publicado
2013-10-03
Seção
Pôster