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O uso da experimentação associada à tecnologia como agente motivador do ensino e aprendizagem de química.
Autores
Natieli R. Bicca
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
Lincoln G. Silva
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
Maeli V. D. Vinholes
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
Marcia F. M. Ferronato
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
Suelen C. Loreto
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
Sergio G. Rodrigues
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos A. Kluwe, Rua Gal. Osório, 1439 – Centro, Bagé-RS
Douglas M. Bento
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
Tales L. C. Martins
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, no.1650 – Bairro Malafaia, Bagé-RS. CEP:96413-170.
Resumo
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Este trabalho teve por objetivo proporcionar um melhor aprendizado para os alunos a partir da contextualização e integração dos conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula, com a prática real dos experimentos e o uso integrado da tecnologia. A atividade desenvolvida propôs aos alunos a execução de práticas experimentais de fácil acesso e a apresentação e filmagem dos experimentos. Os resultados foram avaliados criando-se três classes de classificação dos vídeos com relação ao modo de apresentação desenvolvido. Observou-se que a atividade motivou os alunos e que as apresentações na grande maioria dos vídeos analisados apresentam os conceitos químicos articulados em suas falas. O uso das TICs associado a tais atividades experimentais mostrou-se promissor para o processo de ensino-aprendizagem de química.