O lúdico na prática educativa: gincana de ciências

  • Carla Melo da Silva
  • Simone Mertins
  • Grace Oliveira Paim dos Santos
  • Clara Denise Sorgetz
  • José Vicente Lima Robaina
  • Mônica da Silva Gallon
  • Alessandra Medianeira Montipó

Resumo

O PRESENTE ARTIGO PRETENDE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DE UMA GINCANA DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID QUÍMICA DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA). A GINCANA FOI REALIZADA COM UMA TURMA DE 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO DE JANEIRO, NA CIDADE DE CANOAS. NELA FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, AS QUAIS CONTEMPLAVAM OS ASSUNTOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE ALÉM DE TRAZER ATIVIDADES ENVOLVENTES E DIVERTIDAS, A GINCANA ATINGIU SEU MAIOR OBJETIVO: FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral