Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O lúdico na prática educativa: gincana de ciências
Autores
Carla Melo da Silva
Simone Mertins
Grace Oliveira Paim dos Santos
Clara Denise Sorgetz
José Vicente Lima Robaina
Mônica da Silva Gallon
Alessandra Medianeira Montipó
Resumo
O PRESENTE ARTIGO PRETENDE MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DE UMA GINCANA DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID QUÍMICA DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA). A GINCANA FOI REALIZADA COM UMA TURMA DE 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RIO DE JANEIRO, NA CIDADE DE CANOAS. NELA FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, AS QUAIS CONTEMPLAVAM OS ASSUNTOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE ALÉM DE TRAZER ATIVIDADES ENVOLVENTES E DIVERTIDAS, A GINCANA ATINGIU SEU MAIOR OBJETIVO: FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.