O educar pela pesquisa na monitoria de Química Geral e Química Geral Experimental na Química Licenciatura da UFFS – Campus Realeza (PR)

  • Gleiciéli Steinke
  • Jéssica de Fátima Ribeiro
  • Gean Paulo Joanella Pereira
  • Bruno dos Santos Pastoriza
  • Júlio Murilo Trevas dos Santos
  • Jackson Luís Martins Cacciamani

Resumo

O presente trabalho procura publicizar experiências vividas na formação de professores de Química ocorridas no espaço-tempo da monitoria de Química Geral e Química Geral Experimental na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR). A intenção é potencializar um processo de construção e (re)construção do conhecimento químico procurando compreender a monitoria numa perspectiva do educar pela pesquisa. O recorte dessa experiência que compartilhamos com a comunidade de Educação Química é a respeito do processo de investigação na Química Nova na Escola (QNEsc) sobre os conceitos químicos no sentido de proporcionar um entendimento mais complexo e significativo na formação de professores de Química. Os artigos pesquisados na QNEsc abordam conteúdos conceituais necessários ao entendimento de diversas temáticas que proporcionarão mediar discussões e problematizações acerca destes componentes curriculares.
Publicado
2013-10-03
Seção
Pôster