Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
Marcus Eduardo Ribeiro
Marcelo Prado Amaral Rosa
Mayara Medaglia Leães de Souza
Maurivan Güntzel Ramos
Resumo
ESSE ARTIGO REPORTA UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (N=21) REALIZADA NO CONTEXTO DE UM MINICURSO EM UM ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. A ATIVIDADE CONSISTIU NA PRÁTICA DA ABORDAGEM DO EDUCAR PELA PESQUISA, APÓS A PROPOSIÇÃO DE PERGUNTAS PELOS PARTICIPANTES. NO ARTIGO SÃO APRESENTADOS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESSA ABORDAGEM, BEM COMO O RELATO DAS ETAPAS DO TRABALHO, INCLUINDO AS ESCOLHAS FEITAS PELOS PARTICIPANTES E CULMINANDO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS. SÃO ANALISADOS DEPOIMENTOS DOS SUJEITOS SOBRE A ATIVIDADE, QUALIFICANDO-A COMO UMA PRÁTICA ADEQUADA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O TEXTO APRESENTA NA SUA CONCLUSÃO ARGUMENTOS QUE APOIAM A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DO EDUCAR PELA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA POSITIVA E NECESSÁRIA PARA A PROMOÇÃO DE MODIFICAÇÕES NA SALA DE AULA, EM ESPECIAL NA SITUAÇÃO DOS ESTUDANTES, DESLOCANDO-OS DA POSIÇÃO DE ESPECTADOR EM SALA DE AULA PARA A DE PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.