O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Marcus Eduardo Ribeiro
  • Marcelo Prado Amaral Rosa
  • Mayara Medaglia Leães de Souza
  • Maurivan Güntzel Ramos

Resumo

ESSE ARTIGO REPORTA UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (N=21) REALIZADA NO CONTEXTO DE UM MINICURSO EM UM ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. A ATIVIDADE CONSISTIU NA PRÁTICA DA ABORDAGEM DO EDUCAR PELA PESQUISA, APÓS A PROPOSIÇÃO DE PERGUNTAS PELOS PARTICIPANTES. NO ARTIGO SÃO APRESENTADOS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESSA ABORDAGEM, BEM COMO O RELATO DAS ETAPAS DO TRABALHO, INCLUINDO AS ESCOLHAS FEITAS PELOS PARTICIPANTES E CULMINANDO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS. SÃO ANALISADOS DEPOIMENTOS DOS SUJEITOS SOBRE A ATIVIDADE, QUALIFICANDO-A COMO UMA PRÁTICA ADEQUADA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O TEXTO APRESENTA NA SUA CONCLUSÃO ARGUMENTOS QUE APOIAM A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DO EDUCAR PELA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA POSITIVA E NECESSÁRIA PARA A PROMOÇÃO DE MODIFICAÇÕES NA SALA DE AULA, EM ESPECIAL NA SITUAÇÃO DOS ESTUDANTES, DESLOCANDO-OS DA POSIÇÃO DE ESPECTADOR EM SALA DE AULA PARA A DE PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral