Mobile Learning em Química: uma análise acerca dos aplicativos disponíveis para tablets.

  • Aline Grunewald Nichele
  • Eliane Schlemmer

Resumo

TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL TECNOLOGIAS MÓVEIS E SEM FIO (TMSF), APRESENTAM NOVAS POSSIBILIDADES À EDUCAÇÃO, FAZENDO SURGIR O DENOMINADO MOBILE LEARNING. ESSA MODALIDADE EDUCACIONAL PODE SER MEDIADA POR DISPOSITIVOS COMO TABLETS E SMARTPHONES, QUE POR MEIO DE APLICATIVOS, PODEM PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DISTINTAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. REALIZANDO BUSCAS NAS LOJAS VIRTUAIS ENCONTRAMOS APLICATIVOS PARA TABLETS COM POTENCIAL PARA A EDUCAÇÃO QUÍMICA. ALÉM DISSO, RECENTE PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL EM PARCERIA COM GOVERNOS ESTADUAIS, PREVÊ A DISTRIBUIÇÃO DE TABLETS AOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. É NESTE CENÁRIO QUE TEMOS COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS APLICATIVOS PARA TABLETS COM POTENCIAL PARA A EDUCAÇÃO QUÍMICA DISPONÍVEIS NA LOJA VIRTUAL APPSTORE. ASSIM, DE MAIO/2012 A MAIO/2013, INVESTIGAMOS APLICATIVOS EM IDIOMA PORTUGUÊS E INGLÊS, SENDO O RESULTADO QUANTITATIVO APRESENTADO. VISLUMBRANDO UTILIZÁ-LOS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA, SELECIONAMOS AQUELES COM CONTEÚDO EM LÍNGUA PORTUGUESA E GRATUITOS.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral