Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O CURRÍCULO DE QUÍMICA NOS PROGRAMAS DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL “LIÇÕES DO RIO GRANDE” E O “ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO”
Autores
Daniel de Souza Pereira
Verno Kruger
Resumo
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA COMPARAÇÃO SOBRE O CURRÍCULO DE QUÍMICA ENTREOS PROGRAMAS DOS GOVERNOS ESTADUAIS NO RIO GRANDE DO SUL, SUAS POSSIBILIDADES ECONTROVÉRSIAS. A PROPOSTA DO GOVERNO YEDA CRUSIUS (2007-2010), DENOMINADO “LIÇÕES DO RIOGRANDE”, REFERE-SE UMA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO, QUE BUSCAVA A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO. APROPOSTA DO GOVERNO TARSO GENRO (2011-2014), DENOMINADO “ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO”,REFERE-SE UMA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO, QUE TRAZ À LUZ O CONCEITO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIOEDUCATIVO, AMPARADO EM AUTORES COMO ANTONIO GRAMSCI E DEMERVAL SAVIANI. OS ARTIGOSESTUDADOS APONTAM PARA UM DISTANCIAMENTO DA PROPOSTA DO GOVERNO DO QUE DEFENDEM OSAUTORES CITADOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS, O GOVERNO DESLIZA DO CONCEITO DE “TRABALHO” PARA ODE “EMPREGO”.
Biografia do Autor
Daniel de Souza Pereira
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências eMatemática. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.
Verno Kruger
Prof. Dr. Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. Coordenador do Programa dePós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.