O CURRÍCULO DE QUÍMICA NOS PROGRAMAS DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL “LIÇÕES DO RIO GRANDE” E O “ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO”

Autores

  • Daniel de Souza Pereira
  • Verno Kruger

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA COMPARAÇÃO SOBRE O CURRÍCULO DE QUÍMICA ENTREOS PROGRAMAS DOS GOVERNOS ESTADUAIS NO RIO GRANDE DO SUL, SUAS POSSIBILIDADES ECONTROVÉRSIAS. A PROPOSTA DO GOVERNO YEDA CRUSIUS (2007-2010), DENOMINADO “LIÇÕES DO RIOGRANDE”, REFERE-SE UMA ELABORAÇÃO DE UM CURRÍCULO, QUE BUSCAVA A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO. APROPOSTA DO GOVERNO TARSO GENRO (2011-2014), DENOMINADO “ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO”,REFERE-SE UMA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO, QUE TRAZ À LUZ O CONCEITO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIOEDUCATIVO, AMPARADO EM AUTORES COMO ANTONIO GRAMSCI E DEMERVAL SAVIANI. OS ARTIGOSESTUDADOS APONTAM PARA UM DISTANCIAMENTO DA PROPOSTA DO GOVERNO DO QUE DEFENDEM OSAUTORES CITADOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS, O GOVERNO DESLIZA DO CONCEITO DE “TRABALHO” PARA ODE “EMPREGO”.

Biografia do Autor

Daniel de Souza Pereira

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências eMatemática. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

Verno Kruger

Prof. Dr. Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. Coordenador do Programa dePós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2013-10-03

Edição

Seção

Pôster