Jogos no Processo de Ensino de Ligações Químicas

  • Rodrigo Zago Rodrigues
  • Renato Arthur Paim Halfen

Resumo

O artigo refere-se a descrição de uma metodologia alternativa baseado em atividades de jogos visando o ensino de ligações químicas para alunos da educação de jovens e adultos (EJA). A proposta teve como objetivo primordial motivar os estudantes no estudo da química, bem como avaliar o método como significativo no aprendizado. Para se aferir os resultados os tópicos trabalhados, foram testados em quatro turmas distintas da mesma série sendo que em uma o método de jogos não foi aplicado, objetivando comparar a eficácia do método. Nas turmas que utilizaram a proposta de jogos, Observou-se uma crescente motivação dos alunos, para a qual contribuiu também na premiação dos alunos de melhor desempenho. Verificou-se ainda um melhor aproveitamento, na avaliação de conhecimentos. Os resultados mostraram que a proposta de ensino de ligações químicas por meio de jogos pode ser uma alternativa válida para motivar os estudantes e estimular o aprendizado dos alunos
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral