Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Investigação temática e dinâmica curricular: relato de uma proposta aplicada em projeto vinculado ao PIBID
Autores
Jhon Pablo Lima Cornélio
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Alegrete. RS-377 Km 27 - Passo Novo - CEP 97555-000 - Alegrete/RS
Edison Diniz
Colégio Estadual Emílio Zuñeda. R. Barros Cassal, 2255 - Vera Cruz, CEP 97540-620, Alegrete - RS.
Ana Paula Botega
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Alegrete. RS-377 Km 27 - Passo Novo - CEP 97555-000 - Alegrete/RS
Resumo
O projeto Aproximando Saberes entre Academia e Escola, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - promoveu o repensar das intervenções durante as aulas e a percepção de que o Ensino de Química é capaz de fundamentar a relação do indivíduo com o ambiente e a sociedade onde vive. Esta busca por uma educação mais justa e inclusiva trouxe-nos ao encontro de proposições teóricas que poderiam ser inseridas numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), junto à realidade vivida na comunidade. A sociedade, hoje, prepara seus jovens para enfrentar problemas que ainda desconhecemos no âmbito social e tecnológico. Absortos com esta caminhada na busca uma estabilidade e uma verdade absoluta, buscamos elaborar um ensaio apoiado em produções bibliográficas sob este aspecto. Nossa trajetória nos conduziu para reflexões a cerca de que intenções curriculares podem ser adotadas. Introdução