Jogando pife com as ligações químicas: uma abordagem lúdico-pedagógica no ensino de química.

  • Fernanda Forster Lamaison
  • Paula Elisabete Panta Heiderich
  • Wolmar Alípio Severo Filho

Resumo

A APRENDIZAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS SEMPRE SE CONSTITUIU DE UM GRANDE ENIGMA PARA ALUNOS E PROFESSORES, DADA A SUBJETIVIDADE E A DIFICULDADE DE TRANSCREVER RELAÇÕES QUE OCORREM NUM UNIVERSO TÃO MINÚSCULO E VIA DE REGRA BASEADO EM TEORIAS FÍSICAS DIFÍCEIS DE SEREM DEMONSTRADAS OU MESMO REPRESENTADAS. NESTE TRABALHO EXPLOROU-SE A LUDICIDADE, USANDO UMA DIVERSÃO TRIVIAL CENTENÁRIA QUE É O JOGO DE PIFE. MATERIALIZOU-SE ASSIM UMA ESTRATÉGIA DE REPRESENTARMOS LIGAÇÕES QUÍMICAS, COM POTENCIALIDADE EM TRABALHOS FUTUROS DE SER APLICADO TAMBÉM PARA O EXERCÍCIO DE NOMENCLATURA DE COMPOSTOS QUÍMICOS.
Publicado
2013-10-03
Seção
Apresentação Oral