Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Jogando pife com as ligações químicas: uma abordagem lúdico-pedagógica no ensino de química.
Autores
Fernanda Forster Lamaison
Paula Elisabete Panta Heiderich
Wolmar Alípio Severo Filho
Resumo
A APRENDIZAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS SEMPRE SE CONSTITUIU DE UM GRANDE ENIGMA PARA ALUNOS E PROFESSORES, DADA A SUBJETIVIDADE E A DIFICULDADE DE TRANSCREVER RELAÇÕES QUE OCORREM NUM UNIVERSO TÃO MINÚSCULO E VIA DE REGRA BASEADO EM TEORIAS FÍSICAS DIFÍCEIS DE SEREM DEMONSTRADAS OU MESMO REPRESENTADAS. NESTE TRABALHO EXPLOROU-SE A LUDICIDADE, USANDO UMA DIVERSÃO TRIVIAL CENTENÁRIA QUE É O JOGO DE PIFE. MATERIALIZOU-SE ASSIM UMA ESTRATÉGIA DE REPRESENTARMOS LIGAÇÕES QUÍMICAS, COM POTENCIALIDADE EM TRABALHOS FUTUROS DE SER APLICADO TAMBÉM PARA O EXERCÍCIO DE NOMENCLATURA DE COMPOSTOS QUÍMICOS.