Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
James Wertsch: influência de Vygotsky, ideias principais e implicações para a educação científica
Autores
Adriana Chilante de Paula
Ione dos Santos Canabarro Araújo
Resumo
A aproximação sociocultural à mente, de James Wertsch, explica o fenômeno da mentehumana a partir da relação com o meio sociocultural onde está inserida. Foca na ideia de mediaçãode Vygotsky, na ação humana mediada por ferramentas culturais, em especial a linguagem. Existeuma tensão irredutível entre os agentes e as ferramentas. Só há sentido se falar do sistemaagente/ferramenta como responsável pela ação. A inteligência não pode ser reputada ao agente, masao sistema. É a habilidade específica gerada pela experiência do agente com a ferramenta. Alinguagem é a ferramenta que proporciona o domínio e a apropriação dos conceitos, trazendo ointerpsicológico para o intrapsicológico. Traz a proposta da sala de aula como oficina e não comoauditório. Onde os alunos interagem com as diferentes ferramentas culturais desenvolvendohabilidades, com a linguagem onipresente nas funções de comunicação e de cognição.