Interação extensão-ensino em escolas de ensino médio através de oficinas como metodologia de aprendizado

  • Noemi V. Peres Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
  • Islem H. Penning Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
  • Gabriele C. Link Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
  • Tatiane S. da Silva Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
  • Lara M. P. Montenegro Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
  • Patrícia Bersch Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
  • Aline J. R. W. A. dos Santos Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
  • Alzira Yamasaki Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS

Resumo

EM UM CONTEXTO ONDE OS EDUCADORES TRABALHAM EM UM SISTEMA DE ENSINO TRADICIONALISTA, NO QUAL OS ALUNOS SE TORNAM MEROS ESPECTADORES DO CONHECIMENTO, EXISTE A NECESSIDADE DE REVERTER ESSE QUADRO, FAZENDO COM QUE CRESÇA O INTERESSE DOS ALUNOS PELA QUÍMICA. NA TENTATIVA DE BUSCAR UMA MANEIRA DE TORNAR O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO, A PROPOSTA DESSE TRABALHO, QUE É REALIZADO POR GRADUANDAS DO CURSO DE QUÍMICA DA UFPEL, É MOSTRAR O PLANEJAMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS, FAZENDO USO DE OFICINAS DIDÁTICAS SOBRE O TEMA PH, BEM COMO A INTEGRAÇÃO DESTAS GRADUANDAS COM A ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TANTO PARA OS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO QUANTO PARA AS GRADUANDAS.
Publicado
2013-10-03
Seção
Pôster