Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Interação extensão-ensino em escolas de ensino médio através de oficinas como metodologia de aprendizado
Autores
Noemi V. Peres
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Islem H. Penning
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Gabriele C. Link
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Tatiane S. da Silva
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Lara M. P. Montenegro
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Patrícia Bersch
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Aline J. R. W. A. dos Santos
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Alzira Yamasaki
Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Campus Universitário do Capão do Leão; Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos – CCQFA; CEP 96001-970; Pelotas, RS
Resumo
EM UM CONTEXTO ONDE OS EDUCADORES TRABALHAM EM UM SISTEMA DE ENSINO TRADICIONALISTA, NO QUAL OS ALUNOS SE TORNAM MEROS ESPECTADORES DO CONHECIMENTO, EXISTE A NECESSIDADE DE REVERTER ESSE QUADRO, FAZENDO COM QUE CRESÇA O INTERESSE DOS ALUNOS PELA QUÍMICA. NA TENTATIVA DE BUSCAR UMA MANEIRA DE TORNAR O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO, A PROPOSTA DESSE TRABALHO, QUE É REALIZADO POR GRADUANDAS DO CURSO DE QUÍMICA DA UFPEL, É MOSTRAR O PLANEJAMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS, FAZENDO USO DE OFICINAS DIDÁTICAS SOBRE O TEMA PH, BEM COMO A INTEGRAÇÃO DESTAS GRADUANDAS COM A ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TANTO PARA OS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO QUANTO PARA AS GRADUANDAS.