Influência do Estágio Supervisionado na construção da identidade profissional dos professores de Química em formação: a importância da parceria Escola-Universidade

Autores

  • Mateus José dos Santos Universidade Federal de Viçosa – Avenida Peter Henry Rolfs, s/n, Departamento de Química, Campus Universitário, Viçosa-MG, CEP: 36.570-000.
  • Vinícius Catão de Assis Souza Universidade Federal de Viçosa – Avenida Peter Henry Rolfs, s/n, Departamento de Química, Campus Universitário, Viçosa-MG, CEP: 36.570-000.

Resumo

O presente trabalho analisará as expectativas dos futuros professores de Química quanto à sua atuação docente, tendo em vista a parceria Escola-Universidade estabelecida no Estágio Supervisionado. Para tal, realizou-se uma pesquisa com 17 licenciandos do curso de Química da Universidade Federal de Viçosa (MG). A coleta de dados foi feita por meio de um questionário, cujas respostas apontaram para importantes questões a serem articuladas nas aulas de Estágio, tais como a mediação do conhecimento científico em sala de aula e a função social da Escola na formação para a cidadania. Constatou-se também a importância de se buscar construir a identidade profissional dos licenciandos durante o Estágio, de modo a valorizar a formação dos futuros professores de Química, conscientizando-os sobre os desafios para a construção do conhecimento científico em sala de aula.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Edição

Seção

Pôster