Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Influência do Estágio Supervisionado na construção da identidade profissional dos professores de Química em formação: a importância da parceria Escola-Universidade
Autores
Mateus José dos Santos
Universidade Federal de Viçosa – Avenida Peter Henry Rolfs, s/n, Departamento de Química, Campus Universitário, Viçosa-MG, CEP: 36.570-000.
Vinícius Catão de Assis Souza
Universidade Federal de Viçosa – Avenida Peter Henry Rolfs, s/n, Departamento de Química, Campus Universitário, Viçosa-MG, CEP: 36.570-000.
Resumo
O presente trabalho analisará as expectativas dos futuros professores de Química quanto à sua atuação docente, tendo em vista a parceria Escola-Universidade estabelecida no Estágio Supervisionado. Para tal, realizou-se uma pesquisa com 17 licenciandos do curso de Química da Universidade Federal de Viçosa (MG). A coleta de dados foi feita por meio de um questionário, cujas respostas apontaram para importantes questões a serem articuladas nas aulas de Estágio, tais como a mediação do conhecimento científico em sala de aula e a função social da Escola na formação para a cidadania. Constatou-se também a importância de se buscar construir a identidade profissional dos licenciandos durante o Estágio, de modo a valorizar a formação dos futuros professores de Química, conscientizando-os sobre os desafios para a construção do conhecimento científico em sala de aula.