Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Feira de Ciências e o ensino de Química e Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental uma experiência realizada em Didática da Ciência
Autores
Jane Herber
Centro Universitário Univates - RS
Wolmar Alípio Severo Filho
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - RS
Taíná Sosmeyer
Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã – IEEEM - RS
Resumo
O trabalho relata uma metodologia utilizada durante as aulas de didática da ciência do Curso Normal de uma escola estadual profissionalizante que trabalha com formação de professores de nível médio. A atividade foi lançada pela professora titular durante as aulas e propôs que os estudantes fizessem uma análise nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais e procurassem por experiências relacionadas com a Química e a Física nos livros do 2º ano ao 5º ano, com o objetivo de elaborarem uma coletânea de experimentos vinculados aos conteúdos desenvolvidos nos referidos anos. Após a organização da coletânea os grupos foram divididos por ano e cada um foi responsabilizando por organizar os experimentos e apresentar para os colegas do 1º e 3º ano do Curso Normal na feira interna de ciências que foi organizada pelos alunos do 2º ano. Ao concluir as atividades percebemos que os alunos se interessaram pelos experimentos apresentados e mencionaram a importância da atividade em relação as abordagens desenvolvidas relacionadas com o ensino de ciências dos anos iniciais e a relação direta com o conhecimento de Química e de Física, predominantemente.