Feira de Ciências e o ensino de Química e Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental uma experiência realizada em Didática da Ciência

  • Jane Herber Centro Universitário Univates - RS
  • Wolmar Alípio Severo Filho Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - RS
  • Taíná Sosmeyer Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã – IEEEM - RS

Resumo

O trabalho relata uma metodologia utilizada durante as aulas de didática da ciência do Curso Normal de uma escola estadual profissionalizante que trabalha com formação de professores de nível médio. A atividade foi lançada pela professora titular durante as aulas e propôs que os estudantes fizessem uma análise nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais e procurassem por experiências relacionadas com a Química e a Física nos livros do 2º ano ao 5º ano, com o objetivo de elaborarem uma coletânea de experimentos vinculados aos conteúdos desenvolvidos nos referidos anos. Após a organização da coletânea os grupos foram divididos por ano e cada um foi responsabilizando por organizar os experimentos e apresentar para os colegas do 1º e 3º ano do Curso Normal na feira interna de ciências que foi organizada pelos alunos do 2º ano. Ao concluir as atividades percebemos que os alunos se interessaram pelos experimentos apresentados e mencionaram a importância da atividade em relação as abordagens desenvolvidas relacionadas com o ensino de ciências dos anos iniciais e a relação direta com o conhecimento de Química e de Física, predominantemente.
Publicado
2013-10-02
Seção
Pôster