Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Experimentação simples e rápida para estudos de sorção em água envolvendo corante sintético na superfície do bagaço de uva.
Autores
Nilton F.M. Gelos
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé.
Mariene R. Cunha
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé.
Marilice B. Silveira
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé.
Flávio A. Pavan
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé.
Resumo
O presente trabalho tem como objeto o estudo de sorção de corante sintético (tinta guache preta) na superfície do bagaço de casca de uva e assim, possibilitar o reuso da água contaminada por este tipo de poluente. Estamos propondo um experimento bastante simples e rápido que viabilize a sua realização em tempo hábil em sala de aula. Para tal, utilizamos materiais descartáveis, simples e de fácil obtenção o que torna a experimentação proposta realizável em escolas desprovidas de laboratórios de ciência. A eficiência do processo de sorção do corante sintético na superfície do bagaço de uva dá-se pela rápida mudança na coloração da água antes e após o processo de sorção. Por se tratar de um experimento visual, o aluno pode acompanhar os experimentos facilmente sem a necessidade de aparatos tecnológicos sofisticados RS. Temos ainda como propósito chamar a atenção da comunidade estudantil para a necessidade de preservação da água. Introdução