INVESTIGANDO AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: AS ABORDAGENS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Mauro Melo Costa
  • Deuzilene Marques Salazar
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo

Resumo

Este trabalho sintetiza uma investigação realizada acerca das abordagens do processo deensino-aprendizagem na prática de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química),no ensino médio, de uma escola da rede estadual de Manaus no ano de 2012. O objetivo foicaracterizar as abordagens que os docentes manifestam em suas práticas, oferecendo uma visãomais ampla das concepções real e idealizada acerca do ensino de tais ciências. Para a realização dotrabalho adotou-se a abordagem qualitativa, que teve como principal instrumento de coleta de dadoso questionário estruturado aplicado aos professores do turno vespertino. As análises indicam que osdocentes reconhecem suas funções no processo de ensino-aprendizagem, porém torna-senecessário repensar as práticas pedagógicas, a fim de que os alunos possam aprender Ciênciasnuma perspectiva compreensiva e atuante na sociedade.
Publicado
2013-10-02
Seção
Apresentação Oral