Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
INVESTIGANDO AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: AS ABORDAGENS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
Mauro Melo Costa
Deuzilene Marques Salazar
Rosa Oliveira Marins Azevedo
Resumo
Este trabalho sintetiza uma investigação realizada acerca das abordagens do processo deensino-aprendizagem na prática de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química),no ensino médio, de uma escola da rede estadual de Manaus no ano de 2012. O objetivo foicaracterizar as abordagens que os docentes manifestam em suas práticas, oferecendo uma visãomais ampla das concepções real e idealizada acerca do ensino de tais ciências. Para a realização dotrabalho adotou-se a abordagem qualitativa, que teve como principal instrumento de coleta de dadoso questionário estruturado aplicado aos professores do turno vespertino. As análises indicam que osdocentes reconhecem suas funções no processo de ensino-aprendizagem, porém torna-senecessário repensar as práticas pedagógicas, a fim de que os alunos possam aprender Ciênciasnuma perspectiva compreensiva e atuante na sociedade.