Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Intervalo dirigido com experimentos e o ensino de modelos atômicos.
Autores
Ana Paula Scheeren
Angélica Schossler
Vânia Beatriz Dreyer
Andréia Spessato De Maman
Jane Herber
Resumo
O subprojeto de Ciências Exatas do PIBID UNIVATES tem procurado desenvolver momentos de aprendizagem contextualizados, para as aulas de Matemática, Física e Química, bem como proporcionar aos bolsistas o exercício da prática docente compartilhada. Para tanto, foi elaborado um intervalo dirigido tendo como temática as tradicionais festas Juninas, com o objetivo de fazer com que os estudantes percebessem que a ciência está presente nessa data comemorativa. Desenvolvemos uma das atividades planejadas com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio separadamente a fim de estudar de forma mais aprofundada o Teste da chama, para o posterior estudo da tabela periódica. Podemos dizer que as aprendizagens foram compartilhadas uma vez que o contato com os estudantes em situações atípicas permite uma maior interação entre as partes envolvidas, demonstrando assim, que esse tipo de abordagem faz com que os conteúdos envolvidos tenham significado na construção do conhecimento.