Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS EM CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Autores
Marli Dallagnol Frison
Jéssica Sost Kogler Kogler
Patrícia Madke
Resumo
Este texto traz reflexões sobre a influência das interações entre professores e estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem. Investiga concepções de estudantes de Ensino Médio sobre expectativas em relação à escola e professores. A pesquisa é do tipo Estudo de Caso, pois investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real (YIN, 2001). Os dados foram produzidos a partir de respostas dadas a questionário semiestruturado aplicado por professores de Química, em formação inicial (PQFI), a estudantes de escolas públicas de Ijuí. A questão investigada foi: Para mim, o que é um bom professor? Os resultados apontam as interações entre sujeitos como uma possibilidade de construção de um ambiente dialógico, no qual estudantes e professores sintam-se motivados a aprender juntos e respeitados nas suas individualidades. No processo de construção de conhecimento, as relações entre professor e aluno surgem como elemento fundamental.