Interações Discursivas nas Aulas de Química pelo processo da Escrita e Reescrita Orientada e a Formação do Pensamento Químico

  • Judite Scherer Wenzel

Resumo

NAS AULAS DE QUÍMICA OBJETIVA-SE ENSINAR O CONHECIMENTO QUÍMICO HISTORICAMENTEESTABELECIDO E, PARA ISSO, NO PRESENTE TRABALHO, ARGUMENTA-SE SOBRE A IMPORTÂNCIA DEESTABELECER INTERAÇÕES DISCURSIVAS FAVORÁVEIS EM SALA DE AULA. ENTENDE-SE QUE PELASINTERAÇÕES FAVORÁVEIS ESTABELECIDAS É POSSÍVEL POSSIBILITAR AOS ESTUDANTES A APROPRIAÇÃO E ASIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM QUÍMICA POTENCIALIZANDO O SEU APRENDIZADO EM QUÍMICA. PARA TANTO, OSRESULTADOS APRESENTADOS, QUE SÃO DECORRENTES DA ANÁLISE DE INTERAÇÕES DISCURSIVASESTABELECIDAS NUM PROCESSO MEDIADO DE ESCRITA E DE REESCRITA, INDICIAM QUE O ESTABELECIMENTODE INTERAÇÕES DISCURSIVAS FAVORÁVEIS EM SALA DE AULA CONFIGURA-SE COMO UM CAMINHO POSSÍVELPARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO QUÍMICO. PELA ANÁLISE DESSE PROCESSO FOI POSSÍVEL PERCEBER AIMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO TANTO DO PROFESSOR COMO DO ESTUDANTE PARA SER POSSÍVEL OAPRENDIZADO EM QUÍMICA.
Publicado
2013-10-02
Seção
Apresentação Oral