Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Interações Discursivas nas Aulas de Química pelo processo da Escrita e Reescrita Orientada e a Formação do Pensamento Químico
Autores
Judite Scherer Wenzel
Resumo
NAS AULAS DE QUÍMICA OBJETIVA-SE ENSINAR O CONHECIMENTO QUÍMICO HISTORICAMENTEESTABELECIDO E, PARA ISSO, NO PRESENTE TRABALHO, ARGUMENTA-SE SOBRE A IMPORTÂNCIA DEESTABELECER INTERAÇÕES DISCURSIVAS FAVORÁVEIS EM SALA DE AULA. ENTENDE-SE QUE PELASINTERAÇÕES FAVORÁVEIS ESTABELECIDAS É POSSÍVEL POSSIBILITAR AOS ESTUDANTES A APROPRIAÇÃO E ASIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL EM QUÍMICA POTENCIALIZANDO O SEU APRENDIZADO EM QUÍMICA. PARA TANTO, OSRESULTADOS APRESENTADOS, QUE SÃO DECORRENTES DA ANÁLISE DE INTERAÇÕES DISCURSIVASESTABELECIDAS NUM PROCESSO MEDIADO DE ESCRITA E DE REESCRITA, INDICIAM QUE O ESTABELECIMENTODE INTERAÇÕES DISCURSIVAS FAVORÁVEIS EM SALA DE AULA CONFIGURA-SE COMO UM CAMINHO POSSÍVELPARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO QUÍMICO. PELA ANÁLISE DESSE PROCESSO FOI POSSÍVEL PERCEBER AIMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO TANTO DO PROFESSOR COMO DO ESTUDANTE PARA SER POSSÍVEL OAPRENDIZADO EM QUÍMICA.