Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Ensino de polaridade através de atividades práticas.
Autores
Ângelo Quoos
Universidade de Santa Cruz do Sul, PIBID, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul, RS.
Nêmora Francine Backes
Universidade de Santa Cruz do Sul, PIBID, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul, RS.
Wolmar Alípio Severo Filho
Universidade de Santa Cruz do Sul, PIBID, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul, RS.
Resumo
COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO “POLARIDADE DE COMPOSTOS”, UTILIZOU-SE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS BASEADOS NA POLARIDADE DAS SUBSTÂNCIAS, PARA IDENTIFICAR OS COMPONENTES DESTAS MISTURAS E A FORMA COMO ACONTECE A SEPARAÇÃO. SEPARARAM-SE, POR CROMATOGRAFIA EM PAPEL, OS COMPONENTES DAS TINTAS DE CANETAS HIDROCOR E OS COMPONENTES EXTRAÍDOS DE ALGUMAS PLANTAS. A EXTRAÇÃO POR SOLVENTE FOI FEITA ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DO ETANOL DA GASOLINA. OS FENÔMENOS DE SEPARAÇÃO FORAM ILUSTRADOS POR MODELOS MOLECULARES ONDE OS ESTUDANTES PUDERAM RECONHECER A INFLUÊNCIA DA POLARIDADE NA INTERAÇÃO INTERMOLECULAR PARA FORMAR MISTURAS HOMOGÊNEAS. A ATIVIDADE PRÁTICA MOSTROU-SE EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PERMITINDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.