Ensino de polaridade através de atividades práticas.

  • Ângelo Quoos Universidade de Santa Cruz do Sul, PIBID, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul, RS.
  • Nêmora Francine Backes Universidade de Santa Cruz do Sul, PIBID, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul, RS.
  • Wolmar Alípio Severo Filho Universidade de Santa Cruz do Sul, PIBID, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul, RS.

Resumo

COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO “POLARIDADE DE COMPOSTOS”, UTILIZOU-SE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS BASEADOS NA POLARIDADE DAS SUBSTÂNCIAS, PARA IDENTIFICAR OS COMPONENTES DESTAS MISTURAS E A FORMA COMO ACONTECE A SEPARAÇÃO. SEPARARAM-SE, POR CROMATOGRAFIA EM PAPEL, OS COMPONENTES DAS TINTAS DE CANETAS HIDROCOR E OS COMPONENTES EXTRAÍDOS DE ALGUMAS PLANTAS. A EXTRAÇÃO POR SOLVENTE FOI FEITA ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DO ETANOL DA GASOLINA. OS FENÔMENOS DE SEPARAÇÃO FORAM ILUSTRADOS POR MODELOS MOLECULARES ONDE OS ESTUDANTES PUDERAM RECONHECER A INFLUÊNCIA DA POLARIDADE NA INTERAÇÃO INTERMOLECULAR PARA FORMAR MISTURAS HOMOGÊNEAS. A ATIVIDADE PRÁTICA MOSTROU-SE EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PERMITINDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Publicado
2013-10-02
Seção
Pôster