Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
(In)disciplina: um desafio em sala de aula, uma construção da prática docente
Autores
Fernanda Gnoatto
Ademar Antonio Lauxen
Resumo
SER PROFESSOR REMETE A DIFERENTES DESAFIOS NO CONTEXTO DIÁRIO DA ESCOLA. ESTAR DISPOSTO A SER DESAFIADO POR SITUAÇÕES QUE ALGUMAS VEZES FOGEM AO CONTROLE E NÃO TEM UMA SOLUÇÃO IMEDIATA E PREESTABELECIDA. VISLUMBRAR A ROTINA DE SALA DE AULA DURANTE A GRADUAÇÃO É UM CAMINHO IMPORTANTE PARA O DIAGNÓSTICO DOS INCIDENTES CRÍTICOS QUE SERÃO ENFRENTADOS E DAS POSSIBILIDADES DE COMO LIDAR COM OS MESMOS DENTRO DO CONTEXTO REAL DA ESCOLA. COMPREENDER AS DECISÕES TOMADAS PELO PROFESSOR, AS INICIATIVAS E ENCAMINHAMENTOS TOMADOS POR PARTE DA ESCOLA E A INSERÇÃO DA COMUNIDADE/PAIS PARTICIPANDO DA VIDA ESCOLAR SÃO FATORES QUE PODEM LEVAR A RESULTADOS ESTIMULANTES E EFICAZES. É FUNDAMENTAL QUE A ESCOLA ESTEJA ATUALIZADA, QUE OS DOCENTES TENHAM UMA EDUCAÇÃO CONTINUADA E QUE OS ESTUDANTES ENTENDAM SEU PAPEL EM BUSCA DE MELHORIAS NA PARTICIPAÇÃO DESTA COMUNIDADE ESCOLAR.