Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Fundamentos epistemológicos para o emprego da metodologia de resolução de problemas na Educação Básica
Autores
Mara Elisângela Jappe Goi
Flavia Maria Teixeira dos Santos
Resumo
A resolução de problemas se constitui em campo metodológico e epistemológico do ensino de ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e o desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de ciências. Como campo epistemológico, fundamentado principalmente no trabalho de Larry Laudan (1977), permite compreender a ciência como empreendimento humano focado na resolução de problemas empíricos e conceituais que promovem o desenvolvimento teórico e experimental da ciência. Este texto se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Laudan com o objetivo de fundamentar a tese de que a química deve ser ensinada a partir da atividade de resolução de problemas.