Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Formação permanente de professores de Química – contribuições da perspectiva dialógica-problematizadora
Autores
Aniara Ribeiro Machado
Marcelo Lambach
Carlos Alberto Marques
Resumo
NESTE TRABALHO BUSCA-SE DISCUTIR E DEFENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA À FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DE QUÍMICA, CONSIDERANDO A POSSIBILIDADE DESSA PERSPECTIVA EM SUPERAR LIMITAÇÕES PRESENTES EM OUTROS PROCESSOS FORMATIVOS, COMO O DESLOCAMENTO DA REALIDADE E DAS NECESSIDADES DO PROFESSOR E DA ESCOLA. FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL FREIREANA E POSTERIORMENTE DESENVOLVIDA POR OUTROS AUTORES, A FORMAÇÃO PERMANENTE É ORGANIZADA COM BASE NA PROBLEMATIZAÇÃO DIALÓGICA DA PRÓPRIA PRÁXIS DOCENTE, CONSIDERANDO SUA REALIDADE ESCOLAR E PROFISSIONAL. PORTANTO, ESTA PRÁXIS QUANDO É CRITICAMENTE E COLETIVAMENTE ANALISADA PODE LEVAR A UMA MUDANÇA METODOLÓGICA E EPISTEMOLÓGICA NA FORMA DE SE ENSINAR, NO CASO EM QUESTÃO, DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.