Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE QUÍMICA: PERSPECTIVAS E CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS
Autores
Juliane Vieira da Silva
Judite Scherer Wenzel
Rosangela Ines Matos Uhmann
Fabiane de Andrade Leite
Julieta Saldanha de Oliveira
Resumo
NO PRESENTE TRABALHO A ATENÇÃO ESTÁ PARA EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE PARTICIPAM DE CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE QUÍMICA. ACREDITAMOS NA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NUMA PERSPECTIVA COLABORATIVA E POR ISSO, OUVIR OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO É CONDIÇÃO DO PROCESSO. OS REFERIDOS CICLOS SE CONSTITUEM COMO UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO COM DIFERENTES SUJEITOS: LICENCIANDOS, PROFESSORES FORMADORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. AO OLHAR PARA AS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FOI POSSÍVEL DELINEAR CAMINHOS PARA O PROCESSO, ESPECIFICAMENTE QUANTO A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS NUM MOVIMENTO QUE CONSIGA QUALIFICAR A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, NUMA PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO. PARA TANTO APRESENTAMOS RESULTADOS CONSTRUÍDOS A PARTIR DA ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ATENÇÃO PARA AS SUAS EXPECTATIVAS E PARA A PROPOSTA INICIAL DOS CICLOS FORMATIVOS E AVENTAMOS POSSIBILIDADES PARA OS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS.