Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Cromatografia como tema gerador em práticas de ensino em nível técnico: análise das concepções dos alunos
Autores
Ayla Marcella de Aguiar Scholdz
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
Pedro Henrique da Trindade Bitencourt
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
Carlos Ventura Fonseca
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
Marla Regina Vieira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
Eduardo de Oliveira da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
Resumo
NESTE TRABALHO PROPÕE-SE A ESCOLHA DA CROMATOGRAFIA COMO TEMA GERADOR PARA PROPORCIONAR NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO EM NÍVEL TÉCNICO. SEU ESTUDO ENVOLVE UMA GRANDE VARIEDADE DE CONCEITOS QUÍMICOS, PODENDO-SE ASSIM, UTILIZÁ-LA COMO EMBASAMENTO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA DE CURSOS TÉCNICOS. ATRAVÉS DE UMA OFICINA INTERATIVA COM ESTE TEMA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR COMO PROCESSA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS, PROPONDO-SE ASSIM FORMAS ALTERNATIVAS DE ABORDAGEM DOS CONCEITOS TRADICIONAIS DA QUÍMICA DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS A ENSINO MÉDIO NO IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL.