Cromatografia como tema gerador em práticas de ensino em nível técnico: análise das concepções dos alunos

Autores

  • Ayla Marcella de Aguiar Scholdz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
  • Pedro Henrique da Trindade Bitencourt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
  • Carlos Ventura Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
  • Marla Regina Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul
  • Eduardo de Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Caxias do Sul

Resumo

NESTE TRABALHO PROPÕE-SE A ESCOLHA DA CROMATOGRAFIA COMO TEMA GERADOR PARA PROPORCIONAR NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO EM NÍVEL TÉCNICO. SEU ESTUDO ENVOLVE UMA GRANDE VARIEDADE DE CONCEITOS QUÍMICOS, PODENDO-SE ASSIM, UTILIZÁ-LA COMO EMBASAMENTO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA DE CURSOS TÉCNICOS. ATRAVÉS DE UMA OFICINA INTERATIVA COM ESTE TEMA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR COMO PROCESSA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS, PROPONDO-SE ASSIM FORMAS ALTERNATIVAS DE ABORDAGEM DOS CONCEITOS TRADICIONAIS DA QUÍMICA DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS A ENSINO MÉDIO NO IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Edição

Seção

Pôster