Experimentação em Química com alunos do Ensino Médio de Escolas de Passo Fundo

  • Ana Paula Vaniel
  • Mara Regina Linck
  • Camila Favretto de Souza
  • Patrícia Benevenuto dos Santos

Resumo

Com o crescente desenvolvimento tecnológico de nossa sociedade, para que os jovens possam serinseridos e interagirem de maneira eficiente, necessitam desenvolver e aprimorar habilidades. Asinstituições de ensino não devem e não podem se limitarem apenas a meros transmissores deinformações, o ensino de química deve se constituir em um instrumento de formação humana queamplie os horizontes dos estudantes e permita sua autonomia como cidadãos. A escolha dos temas econteúdos a serem trabalhados deve se fundamentar no porque de ser ensinado e qual objetivo sepretende alcançar. Assim a aprendizagem se torna significativa relacionando os conhecimentos devivência e os novos conhecimentos, promovendo que entendimentos do senso comum possam serressignificados e que falhas e equívocos possam ser modificados. O projeto foi desenvolvido comalunos do terceiro ano do ensino médio de cinco escolas de Passo Fundo, com temas relativos aosconteúdos de química, análises diversas e atividades experimentais.
Publicado
2013-10-02
Seção
Apresentação Oral