Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Experimentação em Química com alunos do Ensino Médio de Escolas de Passo Fundo
Autores
Ana Paula Vaniel
Mara Regina Linck
Camila Favretto de Souza
Patrícia Benevenuto dos Santos
Resumo
Com o crescente desenvolvimento tecnológico de nossa sociedade, para que os jovens possam serinseridos e interagirem de maneira eficiente, necessitam desenvolver e aprimorar habilidades. Asinstituições de ensino não devem e não podem se limitarem apenas a meros transmissores deinformações, o ensino de química deve se constituir em um instrumento de formação humana queamplie os horizontes dos estudantes e permita sua autonomia como cidadãos. A escolha dos temas econteúdos a serem trabalhados deve se fundamentar no porque de ser ensinado e qual objetivo sepretende alcançar. Assim a aprendizagem se torna significativa relacionando os conhecimentos devivência e os novos conhecimentos, promovendo que entendimentos do senso comum possam serressignificados e que falhas e equívocos possam ser modificados. O projeto foi desenvolvido comalunos do terceiro ano do ensino médio de cinco escolas de Passo Fundo, com temas relativos aosconteúdos de química, análises diversas e atividades experimentais.