Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
ELABORAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS FERRAMENTAS/INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO UTILIZADAS NAS SITUAÇÕES DE ESTUDO
Autores
Jaqueline Vianna
Otavio Aloisio Maldaner
Resumo
Este texto tem por objetivo problematizar as Ferramentas/instrumentos de mediação para a elaboração de Situação de Estudo (SE), uma dentre as quatro categorias de análise produzidas para apresentar os resultados da pesquisa de mestrado intitulada: Formação de professores na Graduação articulada à produção de currículo no Ensino de Química: contribuições da Situação de Estudo. A presente pesquisa configurou-se como um estudo de caso, que abrange a análise das SE elaboradas por licenciando do curso de Licenciatura em Química na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV, nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011. Evidenciou-se na categoria Ferramentas/instrumentos de mediação para elaboração de SE que os lienciandos selecionam mais os livros didáticos (LD) e site de internet, dos quais são retirados trechos na forma de recortes. Outro instrumento utilizado são os experimentos, que foram inseridos para observar e demonstrar um fenômeno ou então inserido diante do recorte feito de outra ferramenta.