Educação Ambiental e o Livro Didático de Ciências: Um Olhar Crítico e Reflexivo desta Relação

Autores

  • Cristiane Helena da Silva
  • Rosangela Ines Matos Uhmann

Resumo

NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM ESTUDO INVESTIGATIVO QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR SE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º ANO, QUE INTEGRAM A COLEÇÃO DOS 11 LIVROS DO PNLD/2011. PARA TANTO, OBSERVAMOS TRÊS LIVROS DIDÁTICOS NO QUE DIZ RESPEITO À ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS/CONCEITOS CIENTÍFICOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM OS TEMAS PROPOSTOS NO PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DE 1998. QUANTO AOS LIVROS ANALISADOS, ESSES APRESENTAM INDÍCIOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ENTRETANTO, AINDA NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR QUE ESSES LIVROS DIDÁTICOS SÃO INSTRUMENTOS SATISFATÓRIOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL. CONTUDO, SABEMOS QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUANDO TRABALHADA NO CURRÍCULO ESCOLAR DE FORMA INTEGRADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS, PODE SER PONTO DE PARTIDA PARA A MUDANÇA DE PENSAMENTO, POIS COMO FORMADORA DE OPINIÕES, A EDUCAÇÃO TEM O PAPEL ESSENCIAL DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS PREOCUPADOS COM A QUESTÃO SOCIAMBIENTAL.

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Publicado

2013-10-02

Edição

Seção

Apresentação Oral