Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Educação Ambiental e o Livro Didático de Ciências: Um Olhar Crítico e Reflexivo desta Relação
Autores
Cristiane Helena da Silva
Rosangela Ines Matos Uhmann
Resumo
NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM ESTUDO INVESTIGATIVO QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR SE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º ANO, QUE INTEGRAM A COLEÇÃO DOS 11 LIVROS DO PNLD/2011. PARA TANTO, OBSERVAMOS TRÊS LIVROS DIDÁTICOS NO QUE DIZ RESPEITO À ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS/CONCEITOS CIENTÍFICOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM OS TEMAS PROPOSTOS NO PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DE 1998. QUANTO AOS LIVROS ANALISADOS, ESSES APRESENTAM INDÍCIOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ENTRETANTO, AINDA NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR QUE ESSES LIVROS DIDÁTICOS SÃO INSTRUMENTOS SATISFATÓRIOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL. CONTUDO, SABEMOS QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUANDO TRABALHADA NO CURRÍCULO ESCOLAR DE FORMA INTEGRADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS, PODE SER PONTO DE PARTIDA PARA A MUDANÇA DE PENSAMENTO, POIS COMO FORMADORA DE OPINIÕES, A EDUCAÇÃO TEM O PAPEL ESSENCIAL DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS PREOCUPADOS COM A QUESTÃO SOCIAMBIENTAL.