Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Biocombustíveis: Ensinando Química Através de Temas Geradores como Biodiesel e Etanol.
Autores
Júnior Mateus Marczewski
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Av. Tancredo Neves, 6731, Cep 85.867-900. Foz do Iguaçu - Paraná.
Resumo
ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA APRESENTADA NO 31º EDEQ. A IDEIA CENTRAL BASEIA-SE NA UTILIZAÇÃO DE TEMAS GERADORES COMO ENERGIAS RENOVÁVEIS E BIOCOMBUSTÍVEIS COMO ETANOL E BIODIESELNAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. O USO DE UM TEMA GERADOR É DE EXTREMA VALIA NOS CONTEÚDOS ABSTRATOS DA QUÍMICA, POIS, PODE ACELERAR O PROCESSO DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS FRENTE ÀS MATÉRIAS RELACIONADAS AO DETERMINADO TEMA.A PROPOSTA FOI REALIZADA PELO AUTOR COMO UM DOS PRÉ-REQUISITOS DE SUA MONOGRAFIA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA DOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO FORAM TRABALHADOS RELACIONANDO-OS AO TEMA GERADOR BIOCOMBUSTÍVEIS NA FORMA DE AULAS DE REFORÇO EXTRACLASSE, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE FOZ DO IGUAÇU-PR. APÓS A REALIZAÇÃO DAS AULAS FOI FEITO UM LEVANTAMENTO E A COMPARAÇÃO DAS NOTAS DOS ALUNOS PARTICIPANTES E NÃO-PARTICIPANTES DO PROJETO.