Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
ASPECTOS QUALITATIVOS DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE “EQUILÍBRIO QUÍMICO” NO ENSINO MÉDIO
Autores
Priscila F. G. Steiernagel
Unijuí
Maiara Jungbeck
Unijuí
Lenir Basso Zanon
Unijuí
Resumo
Este trabalho decorre de uma pesquisa sobre o ensino do conteúdo/conceito “Equilíbrio Químico” (EQ) no Ensino Médio, desenvolvida no componente curricular “Pesquisa em Ensino de Química” do Curso de Licenciatura em Química. O EQ “é uma das principais concepções organizadoras do ensino de química” (MENDONÇA, JUSTI e FERREIRA, 2005, p.1), exigindo do aluno uma relação com outros como, por exemplo, estequiometria, visão microscópica da reação química, reversibilidade de reações e cinética química. Sendo também considerado por muitos pesquisadores e professores como “problemático para o ensino e aprendizagem” (MASKILL e CACHAPUZ apud MACHADO e ARAGÃO, 1996, p.18). A realização da presente pesquisa partiu dessa preocupação de que, em geral, os estudantes não têm uma compreensão pertinente sobre o EQ ao final do ensino médio principalmente quanto aos aspectos qualitativos do conceito. Isso pode ser atribuído um ensino que se limita a explicações teóricas, sem relações com situações reais em que os estudantes podem expressar relacionar e resignificar idéias.O projeto de pesquisa que elaboramos, envolve um estudo qualitativo, com coleta de informações junto a estudantes concluintes do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de ensino situada na cidade de Cruz Alta (estado do Rio Grande do Sul). Os dados foram coletados por meio de um questionário, composto por cinco questões, que foram respondidas por um total de 27 estudantes, em dois momentos: junto a uma turma do regime noturno (9 estudantes) e junto a uma turma do diurno, tendo sido aplicado no turno da manhã (16 estudantes).
Biografia do Autor
Priscila F. G. Steiernagel, Unijuí
Estudante do Curso de Licenciatura em Química da UNIJUÍ
Maiara Jungbeck, Unijuí
Estudante do Curso de Licenciatura em Química da UNIJUÍ
Lenir Basso Zanon, Unijuí
Professora do Curso de Licenciatura em Química da UNIJUÍ.